Emocionante. Essa foi a palavra mais dita pelos pacientes, voluntários e funcionários do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), localizado no bairro de Santo Amaro, na manhã da última quarta-feira (12). Tudo isso porque a instituição recebeu mais uma edição do projeto da EBRASIL “Música para Todos” com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Durante essa terceira edição do projeto, a casa de acolhida temporária Acalanto, no bairro do Prado, também foi contemplada com o talento dos jovens da orquestra no período da tarde.

Muitos pacientes do Hospital do Câncer foram pegos de surpresa. Eduarda Cordeiro, de 17 anos, mora no município de Bom Conselho e está internada na instituição há um ano para o tratamento do câncer. Ela explicou que ficou muito feliz por ter visto o trio de jovens tocando. “Eu nunca tinha visto uma orquestra de perto. Acho que deveriam ter mais apresentações assim”, sorriu.

De acordo com a coordenadora do voluntariado na instituição, Maria da Paz, esse tipo de iniciativa dá um novo ânimo aos pacientes. “Eu acho que tudo que lembra vida, amor, acolhimento e solidariedade é importantíssimo. Tudo isso que tira um pouco o foco da agressividade do tratamento é válido, porque se você parar para pensar até o nome da instituição é muito agressivo, hospital do CÂNCER. E isso aqui que vocês estão trazendo não tem outra palavra a não ser dizer que é emocionante”, contou.

O Música para Todos tem o objetivo de tocar as pessoas de maneira especial. O jovem violinista da Orquestra Criança Cidadã, Lucas José da Silva, que participa do projeto social do Coque há cinco anos, também ficou emocionado e fala da experiência que viveu ao participar desse momento. “Me emocionei porque nunca tinha feito uma apresentação em um hospital. A gente vê nos olhos das pessoas a emoção e a alegria que a gente está trazendo através da música”, falou.

O embalo da Orquestra se prolongou, e depois da manhã de emoção, foi a vez de levar alegria para as crianças da casa de acolhida Acalanto. A instituição que tem cerca de 30 crianças com idades de 0 a 16 anos, também foi beneficiada pelo projeto. A secretária executiva do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), Ana Farias, assistiu a apresentação do quinteto da orquestra e falou que esse tipo de projeto deve ter vida longa. “Essa é uma iniciativa de muita sensibilidade da EBRASIL, porque sempre toca nos sentidos. A música tem o poder transformador e ver a reação das crianças ao assistir uma apresentação cultural dessas é a prova de que o projeto alcança seus objetivos”, finalizou.


JCPM Trade Center
Av. Engº Antônio de Góes, 60 - salas 801/805 - 51010-000 - Recife/PE
Fone +55 81 3092-4555 | contato@ebrasilenergia.com.br

© 2016 EBRASIL Energia - Desenvolvido por Ijoin - Gerando Idéias, Gerindo Negócios