Notícias

Pacientes do HCP e do Hospital Dom Hélder recebem Música para Todos

Image(post.thumbnail.alt)

A emergência oncológica do Hospital do Câncer de Pernambuco estava lotada no momento em que os jovens da Orquestra Criança Cidadã começaram a tocar. O local que costuma ser bastante agitado por conta do vai e vem de macas, aos poucos, começou a se acalmar. De repente, fez-se um silencio total. Como se estivessem hipnotizados, pacientes e acompanhantes se renderam ao som do trio de violinistas e viola. A apresentação do projeto Música para Todos passou pelas principais áreas da instituição, enfermarias, emergências e salas de quimioterapia no último dia 26 de março.

Para João Vítor, da Orquestra Criança Cidadã, tocar em um ambiente onde as pessoas precisam desse carinho e atenção é recompensador. “É muito bom quando a gente vê que está todo mundo ali reunido olhando a gente e se emocionando. É legal a gente saber que estamos fazendo a diferença no dia de algumas pessoas”, relatou. A apresentação durou aproximadamente uma hora e contou com canções clássicas, da MPB e cantigas de roda.

Durante a tarde, foi a vez do “Música para Todos” visitar o Hospital Dom Hélder no Cabo de Santo Agostinho. A apresentação surpreendeu os pacientes internados nas UTI’s e enfermarias da unidade de saúde. Seu Manuel Barbosa de Araújo foi um dos pacientes que chorou de emoção ao ver a orquestra passando pelo corredor da enfermaria onde ele está internado há 12 dias. “Essa surpresa foi uma beleza, me espantei quando vi esses jovens aqui. A minha alegria é tão grande que chega dá vontade de chorar”, relatou. O que seu Emanuel não contava foi com a homenagem que ele recebeu. Ao perceber a emoção do paciente, o trio de cordas da orquestra parou e tocou uma música completa para ele. A apresentação durou cerca de uma hora e contemplou funcionários, pacientes e acompanhantes.