Notícias

EBRASIL inicia projeto Música para Todos 2016

Image(post.thumbnail.alt)

O projeto musical começou a turnê do segundo ano em hospital e abrigo do Grande Recife

A estreia da primeira edição do projeto Música para Todos de 2016 foi marcada por muita emoção e alegria. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – (IMIP) recebeu, durante a manhã do dia 29 de março, o trio de jovens da Orquestra Criança Cidadã que tocou canções de roda, clássicos da música erudita e da música popular brasileira. A apresentação durou uma hora e meia. Durante o período da tarde, foi a vez da casa de acolhimento da Comunidade Rodolfo Aureliano, localizado no bairro da Várzea, receber a visita dos oito integrantes da orquestra que animaram a tarde dos jovens atendidos no abrigo.

A agricultora Maria José Rodrigues, 59, que mora no município de Jaqueira, foi uma das expectadoras da apresentação musical no IMIP, ela contou que ficou muito feliz por ter tido um momento como este. A música suave dos instrumentos e a habilidade dos jovens chamou a atenção da senhora que disse que ficou encantada com o espetáculo. “Eu nunca vi uma coisa tão linda como essa, não conhecia uma orquestra ao vivo. Estou achando tudo tão lindo. Muito bom mesmo”, relatou. O trio de jovens passou pelos setores de oncologia infantil, ambulatório infantil, hemodiálise adulta e quartos do internamento.

O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura para aquelas pessoas que estão institucionalizadas, que não podem sair para assistir apresentações culturais públicas. Por isso, o CRAUR, instituição que acolhe mais de 35 jovens com necessidades especiais, foi a segunda entidade escolhida para receber o Música para Todos deste ano. Para a diretora do abrigo, Delmesita Andrade, essa apresentação empolgou ainda mais os jovens. “Eu vi que hoje eles participaram bastante e isso é muito importante porque acaba proporcionando uma interação social entre os nossos moradores e estimula a audição e concentração deles”, ressaltou.

Na próxima edição, o projeto seguirá para o abrigo de idosos Cristo Redentor, localizado em Jaboatão dos Guararapes e para a Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE de Abreu e Lima.