Notícias

Detran realiza palestra educativa na EPESA

Image(post.thumbnail.alt)

O objetivo da ação educativa foi de conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran- PE) realizou na última sexta-feira (15) uma ação educativa com os funcionários da Epesa sobre prevenção de acidentes. Muito mais que apenas falar sobre os riscos, o evento teve como objetivo principal estimular o debate sobre as responsabilidades do condutor de veículos e da prevenção de acidentes no trânsito através da direção defensiva. Ao todo, mais de 40 funcionários lotaram o auditório da empresa para prestigiar a palestra.

De acordo com o instrutor de Trânsito do Detran Edson Estevam, esse tipo de iniciativa da empresa é de extrema importância. “Por parte da Epesa eu acho louvável a iniciativa de trazer esse tipo de ação, pois isso é um trabalho de responsabilidade social que não se limita apenas ao funcionário, eles vão ser multiplicadores de informação. Se preocupar com o trânsito, é se preocupar com a segurança de todos os cidadãos”, relatou.

Durante a palestra, foram apresentados vídeos educativos que mostraram quais as formas adequadas de usar o cinto de segurança, as cadeirinhas para crianças, os assentos de elevação e o bebê conforto. Além de falar sobre a direção de preventiva que é um dos fatores mais importantes para a prevenção de acidentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem alguns fatores que aumentam consideravelmente os riscos de acidentes no trânsito, são eles: dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, não usar os equipamentos de segurança como capacete e cinto, não usar os dispositivos de segurança para as crianças (cadeirinhas para crianças, assentos de elevação e bebê conforto).

Para o instrutor do Detran o que mais chamou a atenção da palestra na Epesa foi a atenção e participação dos colaboradores. “Pude observar que todos os funcionários que estavam no auditório estavam realmente interessados querendo aprender, tanto que alguns tiraram dúvidas. Quando o funcionário participa ativamente da capacitação, ele está ajudando a sociedade não só ele, mas a sociedade”, ressaltou.