Notícias

Música como instrumento de transformação

Image(post.thumbnail.alt)

Música como inspiração e ferramenta de transformação. Foi com essa ideia que nasceu o projeto de responsabilidade social “Música para Todos”. Muito mais que dar acesso aos que não tem condições de assistir a uma apresentação cultural, o projeto tem como objetivo tocar e transformar a vida das pessoas que estão em abrigos, creches, hospitais e unidades socioeducativas. A estreia aconteceu no dia 11 de junho e contou com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, no Instituto Materno Infantil (IMIP) e na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima.

A paciente do IMIP, Eunice da Silva, contou que todo mês vai ao hospital para fazer exames e receber o atendimento médico e que muitas vezes passa o dia inteiro na instituição sem ter muito que fazer. “Eu gostei muito de assistir essa apresentação, porque a gente fica muito tempo aqui esperando os exames, ficamos tristes e pensando na nossa vida. Eu fiquei surpresa com essa apresentação e estou muito feliz porque é muito lindo e distrai a gente”, revelou.

O “Música para Todos” é uma realização do setor de responsabilidade social da EBRASIL/ Epesa, que vai realizar uma grande turnê até o fim deste ano. Para o coordenador técnico da Funase, Tiago Costa, esse tipo de ação é muito importante, principalmente para os jovens reeducandos. “Acho muito bem pensada essa ação, principalmente para os meninos da Funase, porque a maioria não tem acesso a esse tipo de cultura. Muitos crescem em uma realidade bem diferente. Sempre que podemos realizamos algo diferente para chamar a atenção deles”, disse.

O reeducando D. S., de 17 anos, está há sete meses na fundação e diz que ver a apresentação de uma orquestra chamou a atenção dele. “Eu achei que a orquestra faz uma música muito bonita e especial. Eu gosto de música, por isso achei interessante isso aqui pra gente”, finalizou o jovem.