Notícias

Casa de Acolhimento Vila Betânia e Cenip Santa Luzia recebem Música para Todos

Image(post.thumbnail.alt)

Meninas em situação de vulnerabilidade social tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação de uma orquestra ao vivo.

Crianças e adolescentes da casa de acolhimento Vila Betânia, localizada no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, receberam uma visita surpresa na manhã da quarta-feira (26/04). Um quinteto da Orquestra Criança Cidadã esteve no lar e realizou mais uma edição do projeto “Música para Todos” em parceria com EBRASIL Epesa. Enquanto o quinteto de cordas se organizava para começar o espetáculo, o olhar das meninas era de curiosidade. A maioria nunca tinha presenciado uma apresentação de uma orquestra ao vivo e mal sabiam que instrumentos eram aqueles. Quando os jovens começaram a tocar canções conhecidas pelas meninas, o ambiente se transformou. Além de emoção por parte das funcionárias, as jovens se sentiram prestigiadas por receber esse espetáculo.

Para a pedagoga da casa, Sheila Menezes, esse tipo de projeto é importante para promover o acesso à cultura e ajudar na reintegração social das meninas. “Foi tudo muito lindo. Muitas de nossas meninas ficaram com aquele desejo de conhecer mais sobre uma orquestra e sobre os instrumentos, algumas meninas disseram que queriam aprender a tocar. Nós já tivemos a apresentação de outros grupos culturais aqui no nosso espaço, mas nunca de uma orquestra”, revelou.

O lar Vila Betânia atende crianças e adolescentes do sexo feminino com idades de 0 a 18 anos que foram resgatadas de situação de abuso, abandono e vulnerabilidade social. A casa de acolhimento cuida das meninas e realiza um trabalho com uma equipe multiprofissional.

A segunda apresentação do dia foi tão emocionante quanto à primeira. No período da tarde foi a vez das jovens do Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, localizada no bairro da Iputinga, receberem o projeto. O Grupo Risoflora – formado por mulheres que fazem uma mistura da música erudita com a popular – realizaram uma apresentação animada para as jovens. O repertório não deixou ninguém parado e teve de Asa Branca a Praieira. A apresentação durou cerca de uma hora e finalizou com maracatu.

De acordo com a coordenadora técnica do Cenip Santa Luzia, Juliana Vilar, foi um dia de muita alegria para as meninas. “Foi um momento muito importante na casa, teve total participação das nossas jovens e foi um trabalho realmente muito satisfatório. Até os nossos próprios funcionários gostaram muito, tivemos um retorno muito bom de todos após essa apresentação”, relatou.

Crédito das fotos: J. Damião