ONDE ESTAMOS


Manaus é a capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil. É uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil. Sexta cidade mais rica do Brasil, a cidade possui a segunda maior região metropolitana do norte do país e a décima segunda do Brasil, com 2 milhões de habitantes.

Está localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital federal, Brasília.

Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”. Atualmente seu principal motor econômico é o Polo Industrial de Manaus, em grande parte responsável pelo fato de a cidade deter o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, atualmente.

Com a implantação da Zona Franca de Manaus na década de 1960, a cidade ocupou lugar de destaque entre as mais ricas do Brasil e da América Latina. A Zona Franca de Manaus foi  implantada pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país e garantir a soberania sobre as fronteiras.

A cidade aumentou gradativamente a sua participação no PIB brasileiro nos últimos anos, passando a responder por 1,4% da economia do país. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista América Economía, no qual Manaus aparece como uma das 50 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, ficando à frente de capitais de países como San Salvador, Caracas e La Paz.

O crescimento constante de Manaus tentando se estabelecer como uma das cidades mais importantes não foi despercebido. Em 2008, o World Cities Study Group and Network (GaWC), do Reino Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos. A cidade foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como Ancara, Salt Lake City, Gaborone, Tashkent, Marselha e Durban.

Manaus recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas. As visitas de cruzeiros à cidade ocorrem por temporadas, em geral, entre os meses de outubro e abril de cada ano.

Manaus é servida pelo Aeroporto Internacional de Manaus, o mais movimentado aeroporto do Norte do país e o terceiro do Brasil em movimentação de cargas, números alcançados devido à criação da Zona Franca de Manaus, que continua a impulsionar a economia da cidade e de todo o estado, com altos índices de crescimento no faturamento, ano após ano.

Manaus é um dos maiores centros industriais do Brasil. As mais importantes indústrias da cidade atuam na área de transportes e comunicações.

A energia proveniente do gás natural da região possibilita a algumas áreas o crescimento no setor industrial, visando a exportação. Grande parte das indústrias está localizada próxima à fonte de matérias-primas, como a extração de minerais e madeiras. A cidade apresentou estabilidade econômica e industrial no último semestre de 2009, sendo responsável por 98% da economia do Amazonas, enquanto este responde por 55% da economia da Região Norte do Brasil.

Manaus é o maior centro industrial brasileiro de fabricação de eletrônicos, que inclui desde celulares até televisores e computadores modernos. Além da atuação de eletrônicos, outra indústria que vem ganhando destaque na cidade é a da construção. Outras indústrias na cidade são a produção de tecidos, produtos químicos e alimentícios.

O gasoduto Coari-Manaus, que leva o gás natural da província do Urucu em Coari. O gasoduto tem 670 quilômetros de extensão e transporta 4,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A principal finalidade do insumo é a produção de energia elétrica em termelétricas, para atender Manaus e cidades vizinhas.

 


JCPM Trade Center
Av. Engº Antônio de Góes, 60 - salas 801/805 - 51010-000 - Recife/PE
Fone +55 81 3092-4555 | contato@ebrasilenergia.com.br

© 2016 EBRASIL Energia - Desenvolvido por Ijoin - Gerando Idéias, Gerindo Negócios