ONDE ESTAMOS


A cidade de Igarassu, localizada a apenas 36 km de Recife, capital de Pernambuco, guarda importantes construções históricas, entre as quais se destaca a Igreja de São Cosme e Damião.

Foi em Igarassu que os portugueses inicialmente se estabeleceram.

A economia de Igarassu gira em torno do turismo, da agropecuária, do comércio e da indústria. A população é de aproximadamente 100 mil habitantes.

O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1535, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi-guarani e significa “canoa grande”. O município é um dos primeiros núcleos de povoamento do Brasil.

O município localiza-se no litoral norte da Região Metropolitana, e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535), de São Cosme e Damião, a quem é atribuído um milagre, em 1685: quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga.

O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura da fase colonial brasileira.

Desde o descobrimento oficial em 21 de Abril de 1500 até a década de 1530 não houve uma colonização efetiva do território brasileiro. Essa colonização só ocorreu diante da ameaça de outros países europeus roubarem da coroa portuguesa o território recém-descoberto. Pernambuco tornou-se a base para a exploração do norte da colônia. A localidade já contava em 1516 com um dos principais ancoradouros do litoral brasileiro.


JCPM Trade Center
Av. Engº Antônio de Góes, 60 - salas 801/805 - 51010-000 - Recife/PE
Fone +55 81 3092-4555 | contato@ebrasilenergia.com.br

© 2016 EBRASIL Energia - Desenvolvido por Ijoin - Gerando Idéias, Gerindo Negócios