ONDE ESTAMOS


Cabo de Santo Agostinho é um município de Pernambuco pertencente à região metropolitana do Recife. Sua população estimada é de aproximadamente 166 mil habitantes.

A cidade de Cabo de Santo Agostinho está a 41 km de distância de Recife e é detentora de um dos maiores polos industriais de Pernambuco e um cenário de praias maravilhosas.

Existe uma teoria que a região do Cabo foi o primeiro local de descoberta do Brasil. Alguns pesquisadores dizem que antes de Pedro Álvares Cabral chegar na Bahia em 21 de abril de 1500 (descoberta oficial do Brasil), Vicente Pinzon já havia encontrado a bacia de Suape em 26 de janeiro de 1500, nomeando-a Cabo de Santa Maria de La Consolación. Nas escolas mantidas no Cabo esta versão é ensinada as crianças como sendo a oficial do descobrimento do Brasil.

A cidade do Cabo de Santo Agostinho é o maior centro industrial de Pernambuco.

Um complexo industrial foi construído ao redor do Porto de Suape para usufruir do próprio porto em si e também a infraestrutura de rodovias e ferrovias conectando Recife ao porto.

O turismo também é um importante setor da economia. Uma crescente infraestrutura de hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos foram desenvolvidos nos últimos anos para atender aos visitantes atraídos pelas belas praias do sul de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho é parte da região metropolitana de Recife, assim como as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno também são. A cidade de Cabo de Santo Agostinho é responsável pela manutenção da Barragem de Pirapama, suprindo água para a região metropolitana de Recife.

Cabo de Santo Agostinho possui varias reservas ecológicas, e belas praias conhecidas em todo país, como Gaibu, Calhetas e Paraíso. Existem muitas opções para relaxar e praticar esportes aquáticos, como o surf. O verão as pousadas e hotéis recebem uma grande quantidade de turistas de todos os países do mundo.

Além das belas praias, outras opções do município são os monumentos históricos. Lá podem ser encontrados velhos engenhos entre eles o mais conhecido o Engenho Massangana que guardam parte da história do município. Outros pontos conhecidos são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século XVI, e o Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio município do Cabo, para proteger a área dos holandeses.

Porto de Suape

O Porto de Suape é um porto brasileiro localizado a 40 km do Recife. Seu nome é originado da Praia de Suape, a mais meridional do município do Cabo de Santo Agostinho.

Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria, a exemplo de países como França e Japão. Possui localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação. Exatamente no centro, numa encruzilhada entre os rios e o mar.

A construção do Porto de Suape foi prevista para operar produtos combustíveis e cereais a granel, substituindo o Porto do Recife. Hoje o porto é um dos maiores do Brasil, administrado pelo governo de Pernambuco.

Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco e parte dos estados das Alagoas e da Paraíba. O porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela AL-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerado o mais tecnologicamente avançado do Brasil.

Suape opera navios nos 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés. Para auxiliar as operações de acostagem dos navios, o Porto dispõe de um sistema de monitoração de atracação de navios a laser, que possibilita um controle efetivo e seguro, oferecendo ao prático, condições técnicas nos padrões dos portos mais importantes do mundo.

O Porto já movimenta mais de 5 milhões de toneladas de carga por ano, destacando-se, entre elas, os granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais etc.), com mais de 80% da movimentação com a carga conteinerizada. O Porto pode atender a navios de até 170.000 TPB e calado operacional de 14,50 m. Com 27 km² de retroporto, seus portos, externo e interno, oferecem as condições necessárias para atendimento de navios de grande porte.

Suape possui eficazes sistemas viários, de abastecimento de água, suprimento de energia elétrica e telecomunicações. Cerca de 70 empresas em operação, gerando cerca de 5.500 empregos.


JCPM Trade Center
Av. Engº Antônio de Góes, 60 - salas 801/805 - 51010-000 - Recife/PE
Fone +55 81 3092-4555 | contato@ebrasilenergia.com.br

© 2016 EBRASIL Energia - Desenvolvido por Ijoin - Gerando Idéias, Gerindo Negócios